terça-feira, 24 de maio de 2011

Sobre o Funk





O INÍCIO...
Você sabia que a origem da batida do funk vem de um ritmo dos Estados Unidos?
O nome desse ritmo é Miami Bass, um tipo de hip-hop, que possuí uma batida pesada, com os versos das letras bem curtos, sendo muito popular nas periferias dos EUA nos anos 1970.


            Esse ritmo chegou ao Brasil na década de 1980 e começou a ser tocado em grandes festas noturnas nas periferias (favelas) do Rio de Janeiro. Esse bailes eram animados e reuniam uma grande quantidade de pessoas, que dançavam e cantavam essas músicas americanas.
            Aos poucos as músicas desses bailes foram ficando cada vez mais brasileira, e as letras em inglês eram adaptadas para o português. Ao longo da década de 1990 os bailes funk foram se expandindo, acontecendo ao ar livre e as letra retratavam muitos aspectos do dia-a-dia das favelas: a violência e a pobreza.
            Porém, problemas relacionados ao funk começaram a surgir quando os bailes começaram a ficar violentos, sempre com brigas. A polícia passou a acusar os bailes também como um meio dos traficantes atraírem novos usuários de droga. Assim, os bailes passaram a ser perseguidos e o funk a sofrer preconceito, por estar ligado a esse meio.
            A versão mais “light” do funk ficou conhecida principalmente com os artistas Claudinho e Bochecha, com letras mas românticas e mais melodiosas.
            Nos anos 2000, o funk entra na mídia, as letras passaram a ficar cada vez mais sensuais e apelativas e o ritmo cada vez mais dançante.
CARACTERÍSTICAS:
-Musica eletrônica de pista (para dançar);
-Os cantores de funk são chamados de MCs, assim como no rap, que significa mestre de cerimônia;
-Uso de sons graves nas batidas;
-Letras com temas polêmicos;
-Ritmo forte, conhecido como “PANCADÃO”.

Um comentário: