terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EU SÓ QUERO É SER FELIZ, COM MINHA MÚSICA OU NÃO!!!

Por  Renato Segati
Estudante de  Graduação em Música UEM.

É isso ai galera.... eu só quero é ser feliz, se eu escutou funk ou não.... se eu escuto pagode ou não... se eu escutou música gospel ou não.... se eu escuto ou ouço, eu quero é curtir!!! Opa, mais é diferente escutar de ouvir música???
 Ué, ñ to te entendendo??? 
Vamos lá, começando do inicio:
Muitas vezes eu escuto música: em casa lavando louça, fazendo trabalho de escola, limpando a casa, ou talvez... na balada dançando, no barzinho tomando um "refri" com os colegas,  ou até mesmo.... na academia fazendo exercícios pra ficar bonitão ou bonitona. Escutamos música também em comerciais super bem bolados que a tv nos apresenta, em mensagens que nossos amigos mandam por emails, videos engraçados do youtube
Olhaa...é uma infinidade de locais, situações e coisas diversas que nos levam a escutar música! Ai eu te
pergunto: será que eu presto atenção na música que eu escuto??? Mas se eu estou vendo um vídeo por
exemplo, do Partoba (produzidos pelo site Mundo Canibal), eu só quero é ver as pessoas levarem tombos lindo e rir bastante depois... entao, nesses videos e em milhares e mais milhares de videos, a música está presente e consequentemente estamos escutando ela.
Tá... vc já enrolou de mais, agora quero saber o que é ouvir música??? 
hummm....
Exemplo: Mariazinha chama seu namorado Joãozinho para ouvir uma música que ela acha linda...(opaaa o negócio tá ficando interessante)... Mariazinha não quer saber se o clipe daquela música é uma coisa espetacular ou o cantor ou cantora dela é super bonito e famoso... ela quer na verdade mostrar para o seu namorado Joãozinho o quanto essa música toca nela, pois sua letra é muito linda, coerente, e melodia faz seu coração bater mais forte...(nossa mais vc é muito romântico hein!!!?) 
Ouvir música ñ está somente relacionado a uma paixão de uma Mariazinha por um Joãozinho, mas está relacionado a pensar enquanto ouve, racionalizar os sons, as melodias, as letras, etc... 
Opaaaa, é verdade, quando eu estou lavando louça eu nem presto atenção na música, eu canto ela e até danço, mais nunca parei para pensa na letra q eu estou cantando, ou nunca parei para pensar sobre essa música!!! 
Isso não acontece só quando estamos lavando louça...isso acontece quando assistimos um comercial na tv, na balada quando estamos dançando, no barzinho tomando um refrii, etc....
O funk é uma música que facilmente leva-nos a escutá-lá ao invés de ouvi-lá... o ritmo é envolvente, ele  se assemelha muito com as batidas cardíacas do nosso coração. Mas será que alguém pensou no significado das palavras "pente", boladona, cachorra, popozuda, piriguéti, tchutchuca (ñ sei se é assim que se escreve), e outras mais... hummm, acho q muita gente não pensou.... Não venho aqui dizer que o funk é uma música ruin etc etc... Venho dizer que poderíamos ouvir mais e escutar menos!!! Entenderam? Tem muitos funks legais e com letras interessantes, basta dar uma pesquisadinha no google....
Ter um gosto formado referente a música é muito importante... independente se tu gosta de funk, pagode, sertanejo, gospel, classico, internacional, enfim.... comece a ouvir mais música!!! E aceitar que o mundo é eclético, pois se fosse todos iguais, não haveria razão para se viver!!! (Foi profunda esta...)
Todos tem o direito de opinar sobre o "por que eu gosto dessa música", isso é OUVIR música!!!
Mais claro né, se a Mariazinha está na balada, ela vai querer chamar o Joãozinho pra dançar, e eles escutarão juntos a música que está ritmando a festa!!! 
Eu só quero é ser feliz, mas claro, ouvindo música e entendendo que o mundo é feito de diferenças e a cada dia podemos aprender a viver com o gosto de todos!!!

Renato Segati de Moraes

Ahhh... aqui vai uma sugestão de funk com a letra bem interessante e com o batidão de sempre!!!

____________________________________________________________________________
Olá pessoal!! Este aí é um caríssimo colega da professora aqui, que sempre está por aqui e também resolveu colaborar nas nossas discussões....
E aí? Gostaram?
Então falem meu carosss!!!

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com essas palavras pois elas estao dizendo o que realmente acaba acontecendo cotidianamente eu ouço muito as musicas da adele pois elas me tocam sentimentalmente mas tambem as vezes escuto algumas musicas na radio que tem o ritmo legal e acabo nem percebendo o que a letra diz . por isso achei sabias palavras !
    Parabens professora o blog esta ficando cada vez mais interessante e informativo .

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Giovanna!!! Que bom que vc tem essa consciência... sabias palavras as suas!!!! :D....e fiko muito feliz que vc gostou da postagem...

    ResponderExcluir
  3. Nossa quem diria que hoje aos dezessete , em 2015 eu estaria vendo esse site . Quanto tempo se passou ... sétima serie 13 anos uma idade de formação de questionamentos e criticas .. Que site maravilhoso cheio de informações de um significado imenso uma nostalgia pura. Saudades !

    ResponderExcluir
  4. Revisitando o blog, eu, a professora, em 2019, me deparo com esse comentário com um feedback tão significativo!! Todos nós aprendemos muito com essa experiência! Saudades dessa época também, Giovanna! Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir