quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Então vamos falar de Lady Gaga!!!

Estreando na nossa série de entrevistas "Você gosta?... então diga o porquê!!", está o nosso aluno Luís!!
E sabe quem ele escolheu pra falar?
Nada mais, nada menos que Stefani Joanne Angelina Germanotta! Conhece?
A caríssima Stefani é esta aqui:

Que agora está com esta carinha:
É, ela mudou bastante e, justamente por ser assim- com um visual tão... diferente?- ela atraiu legiões de pessoas, não só os fãs, mas os críticos, que adoram falar sobre as polêmicas da cantora.
Simbologias estranhas, letras com conteúdos fortes e desafiantes, clipes não menos que impactantes, visuais exclusivamente extravagantes...
Bom, falar desta celebridade não é tarefa fácil. Lady Gaga é um fenômeno que abarca quase todos os tipos de polêmicas possíveis. Mas, sem sombra de dúvidas, ela representa uma das maiores personalidades da música pop da atualidade. Porém, o que há em suas músicas para serem tão difundidas pelos quatro cantos do mundo?
Para a nossa conversa musical sobre Lady Gaga, o aluno Luís, de 13 anos, escolheu a música "Born This Way". Conhece? Bom se você não conhece, de uma olhada na letra e no clipe original:



Assistiram? Então uau!!! É forte não é? Muita informação pra ser digerida assim, rapidão!
No início do clip Lady Gaga diz o seguinte texto:
"Esse é o manifesto da Mother Monster (mãe monstro)Um dia, um governo possuía território no espaço. Um nascimento de proporções magníficas e mágicas ocorreu, mas o nascimento não era finito, era infinito.Enquanto os ventres cresciam em número e a mitose do futuro começou, foi percebido que esse momento infinito da vida não era temporal, era eterno e então começou o início de uma nova raça, uma raça dentro da raça da humanidade, uma raça sem preconceitos, sem julgamentos, mas liberdade sem limites. Mas no mesmo dia, enquanto a mãe eterna 'Desovava'outro nascimento muito mais aterrorizante aconteceu, o nascimento do mal. Enquanto ela mesma se dividiu em duas, rodando em agonia entre duas forças poderosas. Parece fácil, você deve imaginar, girar em torno do bem. Ela pensou: 'como posso proteger algo tão perfeito sem o mal?'."
 Para ver a letra original da música e a tradução clique AQUI!
AGORA FINALMENTE A ENTREVISTA!!! (As perguntas estarão em laranja e as respostas em roxo ok?)
Qual é a sua idade Luís?
13 anos, nasci em 1998.
Qual a música que você escolheu?
Borns this way, da Lady Gaga.
Você sabe se foi ela que compôs esta música ou se ela é só interprete?
Urhum, ela mesmo que compõe todas as músicas da carreira dela.
Todas as músicas são composições dela, em especial?
Sim, todas as músicas.
E por que você escolheu esta música dela?
Porque esta música, assim, me tocou muito. Porque ela fala sobre ser você mesmo, sobre não deixar que as pessoas se guardem é... mostrar quem é você. Entendeu? Não fingir ser outra pessoa!
Ah.., então você escolheu esta música por causa da letra. Você viu a tradução?
Isso.
Você pesquisa as traduções de todas as músicas da Lady Gaga?
Nem todas assim, mas a maioria. Aquelas que eu gosto mais eu pesquiso a tradução.
Você canta alguma delas?
Ah... canto né? Mas assim, só quando eu estou em casa, escutando o CD dela.
E pra cantar você pega a letra original e tenta imitar o inglês ou você faz um "embromation"?
Então né, eu tento, mas é que não sai assim... corretamente, correto. Mas tem vezes que sai um pouquinho parecido.
Mas você não chega a pegar a letra em inglês e tenta cantar igual, imitar a pronuncia, não é?
Não, não chego a fazer isto. Porque eu não sou muito bom em inglês.
E o que que tem na Lady Gaga que fez você gostar dela?
Então, no começo eu gostei dela por causa das roupas. Porque eu achei aquilo muito doido, muito legal. O jeito dela se vestir eu achei bem maneiro. Mas depois eu comecei a ver o outro lado dela que é a personalidade, que ela é uma pessoa... assim, que não tem medo de ser ela mesma. Ela fala o que ela quer falar, ela não pensa duas vezes antes de falar a verdade. E assim, eu gosto dela porque ela tem esta personalidade.
Tem alguma letra de alguma música dela que você não gosta?
É difícil assim, eu gosto de todas. Porque as letras falam de amor, drogas e fama. Ela fala que é um tema que segue na maioria das pessoas.
E o que fala esta letra que você escolheu: Born This Way?
Ela fala sobre renascimento. Fala assim: que não importa se você seja negro, mestiço, gay, tanto faz. Você está no caminho certo porque você nasceu assim e você não pode deixar as pessoas te oprimirem por causa de preconceito.
Você já ouviu alguém criticar a Lady Gaga?
Muitaaaaa gente! Muitas mesmo!
E porque que eles criticam?
Pelo modo de ela se vesti e pelo modo que ela faz as músicas dela. As músicas dela são com temas bem fortes...
Como assim temas fortes?
Tipo a música "Judas" né? Que ela fala sobre... ela estar apaixonada por Judas. Mas ela quis retratar alguma coisa, assim, que eu ainda não entendi muito bem... ela quis retratar uma coisa... o amor que ela tem pela Santa Maria... ah... Maria, mãe de Jesus, sabe? Ai ela quis retratar isto de algum modo no vídeo clipe da música lá. Mas algumas pessoas não entendem o que ela quis dizer e ficam criticando porque eles entendem de um jeito errado.
O que você quer dizer  é que as pessoas entendem que ela vai contra alguns parâmetros de religião? É isto?
É isso mesmo. Contra o "normal".
E também dizem que ela tem uma... digamos assim: "um pacto"?
Isso, isso mesmo. Todo mundo fala que algumas celebridades tem isto, tipo a Xuxa... que elas fizeram lá um pacto com o diabo e estas coisas. Mas não, pra mim isto é tudo mentira, porque a fama induz muito a cabeça das pessoas. E um monte de mentiras aparecem.
Então você acha que ela não tem isto?
Não, não tem. Ela mesmo disse que Deus está presente em todos os shows dela.
Hummm... E onde você viu esta entrevista?
Então, como eu sou muito fã dela, eu sempre procuro coisas sobre ela na internet e até nos canais de TV, de música. Então eu assiti uma entrevista dela em um canal de música, na TV, que o cara perguntou se ela era do diabo, estas coisas.... ai ela falou que Deus está presente em todos os shows dela.
E quando que você começou a gostar dela?
Foi assim, acho que lá pra 2008, que eu vi uma reportagem dela no Domingo Legal. Aí eu vi aquelas roupas e aqueles clipes e daí eu achei o máximo. Foi aí que eu comecei a procurar coisas dela na internet, comecei a a assistir todos os clips e então pronto: comecei a gostar dela!
Então o que chamou a sua atenção pra Lady Gaga foi o visual dela?
É, o visual dela.
A música não?
Então, no começo foi mais o estilo dela, mas depois eu começei a perceber que as músicas dela eram bastantes legais. E também, tinha algumas músicas dela que eu ouvia, mas não fazia ideia de quem cantava.
E você ouve muito as músicas dela aonde?
Então, eu ouço bastante, no rádio, assim, no CD. Eu ouço mais o CD dela do que o rádio na verdade.
Mas se fosse só a Lady Gaga, sem música, você gostaria dela mesmo assim?
Depende do que ela faria né? Ah.. depende....
Tipo, se ela fosse só uma celebridade, uma personalidade com destaque. Você gostaria dela do mesmo jeito?
Bom, eu acho que sim, porque eu comecei a gostar dela justamente por causa disto.
E se fosse a música sem a Lady Gaga?
Se fosse a música sem ela?
Se você só tivesse ouvido a música dela e não visto a Lady Gaga. Você gostaria das músicas dela?
Acho que não né? Porque eu não ia ter ideia de quem tava cantando e é ruim assim né?
Então pra você gostar de uma música você precisa gostar também do cantor?
Bom, eu assim, na minha opinião, no meu jeito de ser, eu gosto de uma música pelo o que ela fala, pelo que ela é, mas também pela forma como o cantor interage com ela.
Mas e se eu falasse pra você defender esta música, mas a música em si, não a Lady Gaga. O que você me diria?
Eu diria que as músicas dela são boas porque elas só falam a verdade, elas falam sobre a verdade do mundo lá fora. Ela não é só repetição daqueles temas de amor, fama. Não, não é só isso. Ela sempre renova a cada música.
Hummm... renova a cada música... e se agente eliminasse as letras. O que teria a música dela?
O ritmo. São todas músicas agitadas e eu gosto de músicas assim.
Não tem nenhuma mais lenta, mais calma?
Tem algumas....mas eu gosto mais destas mais agitadas, pra cima!
Então obrigada Luís, pela entrevista.


E aí? O que me dizem? 
Bom, tem muitas coisas a se dizer quando se trata de Lady Gaga, por isto as vossas opiniões são muito importante pra nós. Então deixem um comentário se vocês concordarem com o Luís e também se não concordarem. 
MAS LEMBREM-SE: nós sempre devemos respeitar a opinião dos outro, pois os nosso direitos acabam quando começa o do outro. Digam o que pensam sim, mas de forma consciente!
Luís!!! Seu comentário aqui é OBRIGATÓRIO hein? (rsrs)
Mas para que vocês pensem sobre, eu vou deixar algumas perguntinhas sobre este tema ok?
O que é realmente importante quando você considera uma personalidade: a aparência ou seus atos e atitudes?
O que faz uma música realmente boa: o conteúdo da letra; o ritmo, a melodia; ou a inovação e atuação de seu interprete? Ou ainda tudo isto junto?
Abordar temas delicados, como o preconceito e a auto-aceitação (no caso de Born This Way) realmente torna esta discussão válida? E se este tema for subjugado por outras coisa, como as imagens e cenas de um clip? 
E os aspectos morais de religião? Até que ponto tratá-los de forma diferenciada é ter liberdade de expressão e até que ponto isto se torna um desrespeito ou deturpação de uma crença?
É correto julgar isto?
Para se gostar de uma música, o que conta é o visual ou o auditivo? 
E agora, especialmente pra você Luís: você dizia nas aulas não gostar do Funk não só pelos temas de suas letras (considerados "vulgares" em grande parte das músicas), mas também pelas danças Funk's, que seriam sensuais de forma exagerada e, muitas vezes se tornando também "vulgares". Até que ponto a dança e a roupa de Lady Gaga, no clip desta música se diferencia do Funk que você criticou?

É gente... este é um tema para uma boa conversa não acham?
Então deixem suas opiniões nos comentários: é fácil, rápido e ajuda MUITOOO!
Bjs e até a nossa próxima discussão! 






5 comentários:

  1. Discordo totalmente dele . pois acho que a pessoa deve gostar da musica e nao do cantor em si ... e acho que a pessoa deve ser medida por seu atos e atitudes pois sao eles que vao mostrar o seu verdadeiro carater ...e tambem acho que o que vale em uma musica é a letra o seu conteudo o seu auditivo pois tem umas que o ritmo é legal mas a letra nao fala coisa com coisa . Nao vou mudar a opiniao de ninguem pois cada um escolhe escolhe o que gosta ...

    ResponderExcluir
  2. Então galera... hoje em dia tem muita gente que vive de imagem, a música acaba sendo um adorno para que sua imagem vague pela midia!!! Ñ que a imagem é ruim, mas penso que pra um cantor(a), a música sem duvida deve ser no minimo de qualidade!!! Pensem e respondam a si mesmo:
    Pq eu gosto de tal grupo/banda ou cantor(a)???
    Será que realmente eu gosto de sua música???
    Responda essas pergunta somente pra vc, e caso tu goste de imagem, ñ tem nada d errado nisso, comece a procurar entender mais a música desse individuo!!! abraço galera...postem seus comentários, isso é muito importante, pa mais vale pensar do q ser pensado!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Sabias palavras caro R.S.M!!! Também partilho de sua opinião, afinal,uma "embalagem" bonita pode esconder muitas coisas não tão boas! Gostar de algo é tbm conhecer este algo. Isto é fundamental, pois se vc se identifica com aquilo q gosta, vc deve saber exatamente tudo o q aquilo representa, pq vai q lá existe algo q vc discorda totalmente?
    Não importa o que vc gosta ou o pq vc gosta, o q importa é SABER SOBRE O QUÊ VC GOSTA!! Conhecer é o melhor caminho!

    ResponderExcluir
  4. Oie Deh!
    Tema bem polêmico, mesmo. Comecei a gostar da Lady Gaga por suas músicas. Principalmente por suas batidas. As letras não me interessavam mto, mas sabia que tinha diversos significados por trás delas. Alguns eram dispersos, mas outros, como Judas e Born This Way, já eram mais impactantes.
    E penso que as pessoas que criticam fortemente a Gaga dizendo que ela tem Pacto, são apenas pessoas tacanhas, com uma mente bastante fechada que apenas vê o lado ruim de tudo e não tenta entender porque as coisas são daquele jeito, ou quais os significados daquela letra. Sentem-se atacados moral e espiritualmente (religião) e recusam-se a manter uma mente mais aberta para o futuro que nos espera.
    Bem, essa é a minha opinião.
    Um beijo grande da Baby

    ResponderExcluir